CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Empatia

"A empatia é, segundo Hoffman (1981), a resposta afetiva vicária a outras pessoas, ou seja, uma resposta afetiva apropriada à situação de outra pessoa, e não à própria situação.


O termo foi usado pela primeira vez no início do século XX, pelo filósofo alemão Theodor Lipps (1851-1914), 'para indicar a relação entre o artista e o espectador que projeta a si mesmo na obra de arte.'


Na psicologia e nas neurociências contemporâneas a empatia é uma "espécie de inteligênicia emocional" e pode ser dividida em dois tipos: a cognitiva - relacionada à capacidade de compreender a perspectiva psicológica das outras pessoas; e a afetiva - relacionada à habilidade de experimentar reações emocionais por meio da observação da experiência alheia.


Pesquisas indicam que a empatia tem uma resposta humana universal, comprovada fisiologicamente. Dessa forma a empatia pode ser tomada como causa do comportamento altruísta, uma vez que predispõe o indivíduo a tomar atitudes altruístas."


Fonte: Wikipédia




Tenho uma teoria sobre empatia: ela não preisa ser, necessariamente, expontânea. A gente aprende tanta coisa na vida, aprende a lidar com tantas situações, aprende até a amar algumas pessoas, custa alguma coisa aprender a ser empático? Pensar um pouquinho no outro? Em como o outro vai reagir com determinada resposta, situação, forma de pensar? Tem gente que realmente não sabe e não quer saber nada sobre empatia. Fato. Acho que algumas pessoas são burras emocionalmente :)